CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
FORMADORA: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
CRONOGRAMA: Dias 18/09 e 23/10/2009
IDENTIFICAÇÃO:
TP 4 -UNIDADES 13, 14, 15, 16
OBJETIVOS
Unidade 13
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Unidade 14
Reconhecer texto e o leitor como criadores de significado;
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.
Unidade 15
Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
Unidade 16
Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
PROCEDIMENTOS
Apresentação da música (DVD) “Cotidiano” – Chico Buarque.
· Leitura e análise do texto “Circuito Fechado”, p. 17.
· Leitura do Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Explanação sobre letramento e alfabetização (uso do quadro-negro).
Atividade: A partir da Aula 2 do AAA 4, p. 17:
· “Imagens do dia-a-dia”: Produção textual (uso de palavras ou recorte de imagens – linguagem verbal e linguagem não-verbal).
Exibição de trecho do filme “As três ecologias” – Leonardo Boff (Ecologia Social)
Conversa sobre o vídeo e comentários acerca das relações sociais que são refletidas no cotidiano escolar.
· Leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20. (TP4)
· Explanação sobre a “Produção da escrita na escola”.
· Destacar – os pontos abordados no “Resumindo”, p.31 e do “Lembrete”, p.34.
· Atividade 9 da TP 4: p. 35-39.
· Leitura e reflexão do trecho p. 84
Atividade: A partir da Aula 1 do AAA 4, p. 111:
· “Mitos da escrita: dom ou trabalho?”: investigar as crenças e teorias pessoais a respeito do processo de escrita. (Mencionar o livro Técnica de Redação – Lucília Garcez)
· Leitura dos textos: “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118; “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127. Breve comentário sobre a temática abordada e a relação entre os textos.
· Comentários do trecho na p. 121 – abordar o processo de estruturação do texto, p. 128.
Atividade 7 e 8 da TP 4: p. 128 a 130.
· Relação entre o processo leitura e escrita: provocação - “Por que meu aluno não lê?”
· Leitura compartilhada do texto Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4)
· Slides – conceito de leitura. Debate com base no material apresentado.
LEITURA COMPARTILHADA
· “Circuito Fechado”, p. 17;
· Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20; (TP4)
· “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118;
· “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127;
· Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4);
·
MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS
Aparelho de som, data-show ou retroprojetor, tela para projeção.
SLIDES - POWERPOINT
Conceito de leitura.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos:
· “As três ecologias” – Leonardo Boff;
Músicas:
“Cotidiano” – Chico Buarque;
Palavras ao vento” – Cássia Eller;
“Palavras” – Titãs;
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
CRONOGRAMA: Dias 18/09 e 23/10/2009
IDENTIFICAÇÃO:
TP 4 -UNIDADES 13, 14, 15, 16
OBJETIVOS
Unidade 13
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Unidade 14
Reconhecer texto e o leitor como criadores de significado;
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.
Unidade 15
Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
Unidade 16
Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
PROCEDIMENTOS
Apresentação da música (DVD) “Cotidiano” – Chico Buarque.
· Leitura e análise do texto “Circuito Fechado”, p. 17.
· Leitura do Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Explanação sobre letramento e alfabetização (uso do quadro-negro).
Atividade: A partir da Aula 2 do AAA 4, p. 17:
· “Imagens do dia-a-dia”: Produção textual (uso de palavras ou recorte de imagens – linguagem verbal e linguagem não-verbal).
Exibição de trecho do filme “As três ecologias” – Leonardo Boff (Ecologia Social)
Conversa sobre o vídeo e comentários acerca das relações sociais que são refletidas no cotidiano escolar.
· Leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20. (TP4)
· Explanação sobre a “Produção da escrita na escola”.
· Destacar – os pontos abordados no “Resumindo”, p.31 e do “Lembrete”, p.34.
· Atividade 9 da TP 4: p. 35-39.
· Leitura e reflexão do trecho p. 84
Atividade: A partir da Aula 1 do AAA 4, p. 111:
· “Mitos da escrita: dom ou trabalho?”: investigar as crenças e teorias pessoais a respeito do processo de escrita. (Mencionar o livro Técnica de Redação – Lucília Garcez)
· Leitura dos textos: “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118; “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127. Breve comentário sobre a temática abordada e a relação entre os textos.
· Comentários do trecho na p. 121 – abordar o processo de estruturação do texto, p. 128.
Atividade 7 e 8 da TP 4: p. 128 a 130.
· Relação entre o processo leitura e escrita: provocação - “Por que meu aluno não lê?”
· Leitura compartilhada do texto Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4)
· Slides – conceito de leitura. Debate com base no material apresentado.
LEITURA COMPARTILHADA
· “Circuito Fechado”, p. 17;
· Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20; (TP4)
· “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118;
· “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127;
· Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4);
·
MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS
Aparelho de som, data-show ou retroprojetor, tela para projeção.
SLIDES - POWERPOINT
Conceito de leitura.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos:
· “As três ecologias” – Leonardo Boff;
Músicas:
“Cotidiano” – Chico Buarque;
Palavras ao vento” – Cássia Eller;
“Palavras” – Titãs;
Nenhum comentário:
Postar um comentário