CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque
CRONOGRAMA: 13 e 20.11.2009
IDENTIFICAÇÃO: TP 5
UNIDADES 17,18,19 e 20
OBJETIVOS
Unidade 17: Estilística
· Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
· Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
· Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Unidade 18: Coerência textual
· Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
· Verificar como se constrói a coerência nos textos;
· Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Unidade 19: Coesão textual
· Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
· Analisar mecanismos de coesão referencial;
· Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Unidade 20: Relações lógicas no texto
· Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
· Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
· Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
PROCEDIMENTOS
5º Encontro
· Dinâmica do pirulito (trabalhar o espírito solidário)
· Leitura e reflexão sobre o texto: O valor da Pontuação.
· Socialização e reflexão das leituras realizadas pelos cursistas dos textos estudados.
· Relato das experiências dos cursistas com seus alunos com o Avançando na Prática.
· Formação de grupos para discussão sobre coerência textual e realização das atividades propostas
· Avaliação oral da oficina pelos cursistas.
· Planejamento para o próximo encontro.
6º Encontro
· Discussão sobre as leituras da Unidade 18,19 e 20 sobre estilo, coesão e coerência textual.
· Formação de grupos para a realização de atividade referente a construção da coerência textual.
· Realização das atividades , da unidade 18- seções 1, 2 e 3.
· Discussão sobre significados implícitas e explícitas.
LEITURA COMPARTILHADA
Cada um é cada um;
Trem de ferro;
Ampliando nossas referências;
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Cola, tesoura, data-show, DVD, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
As 10 coisas que Deus não vai te perguntar.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque
CRONOGRAMA: 13 e 20.11.2009
IDENTIFICAÇÃO: TP 5
UNIDADES 17,18,19 e 20
OBJETIVOS
Unidade 17: Estilística
· Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
· Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
· Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Unidade 18: Coerência textual
· Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
· Verificar como se constrói a coerência nos textos;
· Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Unidade 19: Coesão textual
· Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
· Analisar mecanismos de coesão referencial;
· Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Unidade 20: Relações lógicas no texto
· Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
· Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
· Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
PROCEDIMENTOS
5º Encontro
· Dinâmica do pirulito (trabalhar o espírito solidário)
· Leitura e reflexão sobre o texto: O valor da Pontuação.
· Socialização e reflexão das leituras realizadas pelos cursistas dos textos estudados.
· Relato das experiências dos cursistas com seus alunos com o Avançando na Prática.
· Formação de grupos para discussão sobre coerência textual e realização das atividades propostas
· Avaliação oral da oficina pelos cursistas.
· Planejamento para o próximo encontro.
6º Encontro
· Discussão sobre as leituras da Unidade 18,19 e 20 sobre estilo, coesão e coerência textual.
· Formação de grupos para a realização de atividade referente a construção da coerência textual.
· Realização das atividades , da unidade 18- seções 1, 2 e 3.
· Discussão sobre significados implícitas e explícitas.
LEITURA COMPARTILHADA
Cada um é cada um;
Trem de ferro;
Ampliando nossas referências;
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Cola, tesoura, data-show, DVD, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
As 10 coisas que Deus não vai te perguntar.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos
Nenhum comentário:
Postar um comentário