sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009

PLANEJAMENTOS

FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque


CRONOGRAMA: 04.12

IDENTIFICAÇÃO: TP 1
UNIDADES 1, 2, 3 e 4


OBJETIVOS
Unidade 1 – Variantes lingüísticas: dialetos e registros
· Relacionar língua e cultura;
· Identificar os principais dialetos do Português;
· Identificar os principais registros do Português.

Unidade 2 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos
· Caracterizar a norma culta;
· Caracterizar a linguagem literária;
· Caracterizar a língua oral e a língua escrita.


Unidade 3 – O texto como centro das experiências no ensino da língua
· Conceituar texto;
· Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
· Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.

Unidade 4 – A intertextualidade
· Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
· Identificar os vários tipos de intertextualidade;
· Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.


PROCEDIMENTOS

7º Encontro

· Apresentação do vídeo sapateado;
· Explanação sobre Linguagem e cultura enfatizando os elementos essências na comunicação;
· Correção das atividades propostas
· Leitura e debates do texto: “ Retrato de Velho”.
· Exploração do Avançando na Prática
· Explanação sobre os relatórios e entrega dos mesmos
· Atividades em grupo das atividades propostas;
· Explanação das unidades estudadas pelos cursistas;
· Atividade do TP 1 seção 2 pág. 21-22
· Apresentação de cartazes com os vários tipos de intertextualidade: Paráfrase, resumos, adaptações traduções e paródia;
· Resumo da história o “Patinho Feio” e comentários sobre a paráfrase.

LEITURA COMPARTILHADA
· Iniciando Nossa Conversa – TP 01, p. 13;
· Retrato de Velho;
· Ciúme;
· “Avançando na prática”: Palavra, TP 1, p. 23
· “Resumindo” – p. 27.
· Conta de novo a história da noite em que eu nasci;


MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Texto base para dinâmica, pincéis piloto, papel sulfite, cartolina.

SLIDES - POWERPOINT
Vídeo sapateado
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário