domingo, 16 de maio de 2010
Prof. Formador Gilberto Paulino e a Coord. Vera Jorge
O 3º Encontro do Gestar II foi realizado nos dias 15 e 16 de março na Escola José de Alencar, em Fortaleza-CE, e contou com a presença de professores de 27 municípios, onde houve a realizaçãao dos trabalhos apresentados pelos coordenadores e formadores de Língua Portuguesa.
O Evento contou com a participação do Formador Gilberto Paulino de Araújo, professor da Universidade de Brasília.
sábado, 13 de março de 2010
Cronograma do Gestar II em Ipaumirim
RELATÓRIOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II
TUTOR: GILBERTO PAULINO
FORMADORA: VERIDIANA JORGE SANTANA ALBUQUERQUE
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS
ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LINGUA PORTUGUESA
IPAUMIRIM-CE
2009
RELATÓRIOS DOS ENCONTROS
PRESENCIAIS – OFICINAS
RELATÓRIO 1
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
O Primeiro encontro do Gestar II – Língua Portuguesa, realizou-se no Centro de Treinamento Professor José Holanda, no município de Ipaumirim no dia 05 de agosto de 2009, das 7:30 às 11:30 horas, e contou com a participação das seguintes escolas: E.E.F. Dr Jarismar Gonçalves Melo (Sede); E.E.F Fcº Melo e Silva (Distrito de Canaúna); E.E.F José Alves de Oliveira (Sede) e, E.E.F. Vicente Felizardo Vieira (Distrito Felizardo).
Iniciamos o nosso trabalho com apresentação de slides “E agora, José” um texto de Carlos Drummond de Andrade. Logo após a apresentação, fizemos uma reflexão sobre a poesia, e um dos aspectos abordados foi o cotidiano das pessoas comuns.
Dando continuidade aos trabalhos, tecemos alguns comentários sobre a importância do Curso de Formação Continuada Gestar II, apresentamos através de slides o Guia Geral e todo o material que os cursistas receberam (Guia Geral, Os Cadernos de Teoria e Prática – TP1, TP2, TP3, TP4 TP5 E TP6; bem como, as atividades de apoio à aprendizagem Versão do professor e Versão do Aluno, sendo cada versão composta por seis exemplares).
Realizamos juntamente com os cursistas a Atividade da Unidade 1 do Guia Geral e fizemos também a leitura sobre o Sistema de Avaliação do Professor Cursista, vale ressaltar que nesse encontro compareceram 12 professores da Rede Pública Municipal.
Após a divisão de grupos e apresentação dos trabalhos, agendamos mais três encontros presenciais com os cursistas, ficando estabelecido que os próximos encontros seriam realizados nos dias: 21/08, 04/09 e 18/10 do corrente ano, e o material a ser estudado o TP3, Unidade 9 e 10 com a temática: Gêneros Textuais.
RELATÓRIO 2
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 5: UNIDADE 10 TP3 – 4 HS
Trabalhando com Gêneros Textuais
O 1º encontro presencial do Gestar II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará, realizou-se no Centro de Treinamento Professor José Holanda no município de Ipaumirim-Ceará, no dia 21 de agosto das 7:30 às 11:30 horas.
Iniciamos com algumas orientações e esclarecimentos a respeito da Lição de casa do TP3, pois, apesar da realização dessas atividades pelos cursistas, houve “falhas” na execução das atividades dói avançando na prática e também no relato da lição de casa, isto ficou constatado através de algumas dúvidas apresentadas pelos cursistas.
Em seguida, fizemos a discussão sobre o material lido e a correção das atividades propostas no TP3 das unidades 9 e 10, referentes aos gêneros textuais e os tipos de narração, descrição, com o qual constatamos que ainda havia dúvidas no momento de destacarmos características próprias de cada texto.
Na segunda parte os cursistas comentaram sobre as experiências ligadas com os alunos do Avançando na prática. Conforme seus relatos foram trabalhados textos para descrição de um objeto de grande valor pessoa, após o jogo da descrição, textos narrativos.
Na terceira parte foram formados grupos para o estudo da crônica: A outra Senhora, em seguida houve a socialização dos trabalhos realizados e, os cursistas avaliaram a oficina como bastante proveitosa, uma vez que, as dúvidas haviam sido esclarecidas e houve um melhor entendimento sobre o estudo dos gêneros textuais.
Por fim, confirmamos o próximo encontro que aconteceria no dia 04 de setembro, como já estava previamente agendado.
RELATÓRIO 3
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 6: UNIDADE 12 TP3 – 4 HS
COMPOSIÇÃO: “O SALÁRIO MÍNIMO”
O 2º encontro presencial do Gestar II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará, também foi realizado no Centro de Treinamento Professor José Holanda, no dia 04/09/2009, com duração de quatro horas, tendo início às 7:30 e sendo finalizado às 11:30 horas e contou com a participação dos professores das Escolas Públicas Municipais, conforme descrição abaixo: E.E.F. Dr Jarismar Gonçalves Melo (Sede); E.E.F Fcº Melo e Silva (Distrito de Canaúna); E.E.F José Alves de Oliveira (Sede) e, E.E.F. Vicente Felizardo Vieira (Distrito Felizardo).
Ao iniciar nossos trabalhos, agradecemos a Deus por mais um momento da nossa vida, fizemos uma reflexão sobre o texto: A trajetória humana na terra, conforme texto anexado.
Para início da discussão, indagamos sobre as observações feitas pelos cursistas sobre as leituras por eles realizadas, e, nos seus relatos, os mesmos deixaram claro que embora na unidade 11, tais quais: descrição, narração, os tipos injutivos e preditivo, dissertativo são trabalhados a todo o momento oralmente, em sala de aula, a escrita não é bastante desenvolvida, uma vez que, os alunos apresentam grandes dificuldades na escrita e, somente após conhecer esse material do gestar II é que eles se deram conta do trabalho que já realizavam e que tipos textuais estão presentes no nosso dia-a-dia.
Após as exposições dos cursistas sobre suas observações das leituras realizadas, foram formados grupos com esses professores para a realização da atividade referente à intertextualidade entre gêneros textuais apresentam de cumprirem determinado objetivo sociocomunicativo dependendo do contexto no qual é empregado como podemos observar um trecho bíblico e um texto publicitário, a seguinte frase: “Do pó vieste e ao pó voltarás”.
Nos relatos de suas experiências com o avançando na prática, falaram da motivação dos alunos em participar, da interação aluno-professor, professor-aluno, os estímulo da criatividade.
Dando continuidade aos nossos trabalhos reutilizamos as atividades 5 da unidade 11 e a atividade 4 da unidade 12. Essas atividades nos trouxeram a reflexão das práticas desenvolvidas pelos professores universitários no que se refere à leitura e resumo das obras de alguns escritores entre eles, Graciliano Ramos e José de Alencar.
Em seguida, questionamos o trabalho com o texto composição: O salário mínimo, e agendamos o próximo encontro para o dia 18 de setembro, tendo como estudo as unidades 13 e 14 do TP4 sobre letramento.
Foi lançada a pergunta proposta no final da oficina: somos todos letrados nesta sala? Ou vivemos em país letrado?
Concluímos nesta data o TP3, sendo realizados dois encontros presenciais com a realização de oficinas com oito horas de estudo.
RELATÓRIO 4
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 7 – TP4 UNIDADE 14
“Letramento”
O 3º encontro presencial do Gestar II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará, com realização no dia 18 de setembro de 2009, aconteceu no Centro de Treinamento professor José Holanda, contando com a presença da Coordenadora Municipal do Gestar II Vera Lúcia Quinteiro Olímpio, a formadora Veridiana Jorge S. Albuquerque e os cursistas das Escolas Publicas municipal da nossa comuna, conforme folha de freqüência em anexo.
Iniciamos os trabalhos com a dinâmica Viagem de ônibus, com o objetivo de mostrar a importância de cada um dentro do grupo. Ao encerrar a dinâmica fizemos uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe, em seguida, fizemos nossas reflexões e apresentações de dificuldades encontradas nas atividades propostas no TP4, unidades 13 e 14.
As reflexões sobre as práticas de leitura e escrita com base na atividade 1, seção 1 “O letramento”, nos fez perceber que ao escrever, não nos preocupamos com a quantidade de palavras, o tempo que gastamos entre outros, com isso, percebemos que nossas práticas de leitura escrita no cotidiano, geralmente, são baseadas em experiências anteriores em que utilizamos a escrita, variando a forma de acordo com a função que os diferentes textos exercem.
Após as correções das atividades, pedimos a cada cursista que escrevesse duas palavras que fossem significativas para eles, depois foram formados dois grupos para criar textos com palavras por eles escolhidas. Ambos ficaram bastante apreensivos para iniciar o texto, demonstrando assim as dúvidas sobre o que e como escrever; que tipo de texto; que gênero utilizar, etc. Mas, depois de definido o tipo textual e realizarem a organização da informação na escrita, produziram os textos intitulados: “Receita para uma boa educação e “Cuide bem da natureza”.
Ainda com base nas atividades propostas, refletimos sobre o uso social e funções da escrita no nosso dia-a-dia dependendo do ambiente em que estamos inseridos, ou seja, casa, escola, comércio, etc., percebemos que o conhecimento prévio do aluno sobre determinado assunto facilita o processo leitura-escrita.
Os cursistas mais uma vez fizeram a avaliação da oficina com adjetivos como: proveitosa, novas conhecimentos adquiridos, excelente.
Definimos como data para o próximo encontro, o dia 02 de outubro de 2009 e para estudo as unidades 15 e 16 do TP4.
RELATÓRIO 4
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 8 TP4 – UNIDADE 16
A produção textual – crenças, teorias e fazeres
Após vários empecilhos, finalmente, no dia 23 de outubro de 2009, pudemos realizar o nosso quarto encontro presencial do Gestar II, Língua Portuguesa, no Centro de Treinamento professor José Holanda, no município de Ipaumirim-Ceará, das 7:30 às 11:30 horas.
Com a presença dos professores cursistas, desenvolvemos nosso estudo da TP4, as últimas unidades e seções para assim, fecharmos mais uma teoria e prática, tendo como objetivo, desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. A principio, dedicamos a primeira parte do encontro às observações e dúvidas dos professores sobre os temas e as atividades desenvolvidas nas unidades 15 e 16, procurando assim, esclarecer nossas dúvidas acerca dos assuntos abordados, numa interação de grupo proporcionando melhores conhecimentos a todos. Logo em seguida, partimos para a exploração do Avançando na Prática, ou seja, a lição de casa, onde todos fizeram seus respectivos relatos e entrega dos relatórios.
Dando sequência, discutimos sobre a diversidade cultural e diferentes modos de ser e agir sobre o mundo, com base na parte II da oficina. Desenvolvemos uma atividade em que os professores cursistas, divididos em grupo, examinaram as imagens e produziram textos sobre a profissão de cada criança. Os mesmos sentiram facilidade ao expressar suas idéias oralmente, mas no momento da escrita, surgiram dúvidas por onde começar, mas logo, superaram a dúvida e o desenvolvimento e conclusão dos trabalhos foram de grande valia para enriquecer nossas práticas pedagógicas.
Como fechamento, fizemos nossa avaliação e também o levantamento dos temas da TP5 das unidades 17 e 18 para o próximo encontro, visando aos cursistas, uma melhor compreensão durante o estudo individual.
GESTAR II
TUTOR: GILBERTO PAULINO
FORMADORA: VERIDIANA JORGE SANTANA ALBUQUERQUE
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS
ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LINGUA PORTUGUESA
IPAUMIRIM-CE
2009
RELATÓRIOS DOS ENCONTROS
PRESENCIAIS – OFICINAS
RELATÓRIO 1
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
O Primeiro encontro do Gestar II – Língua Portuguesa, realizou-se no Centro de Treinamento Professor José Holanda, no município de Ipaumirim no dia 05 de agosto de 2009, das 7:30 às 11:30 horas, e contou com a participação das seguintes escolas: E.E.F. Dr Jarismar Gonçalves Melo (Sede); E.E.F Fcº Melo e Silva (Distrito de Canaúna); E.E.F José Alves de Oliveira (Sede) e, E.E.F. Vicente Felizardo Vieira (Distrito Felizardo).
Iniciamos o nosso trabalho com apresentação de slides “E agora, José” um texto de Carlos Drummond de Andrade. Logo após a apresentação, fizemos uma reflexão sobre a poesia, e um dos aspectos abordados foi o cotidiano das pessoas comuns.
Dando continuidade aos trabalhos, tecemos alguns comentários sobre a importância do Curso de Formação Continuada Gestar II, apresentamos através de slides o Guia Geral e todo o material que os cursistas receberam (Guia Geral, Os Cadernos de Teoria e Prática – TP1, TP2, TP3, TP4 TP5 E TP6; bem como, as atividades de apoio à aprendizagem Versão do professor e Versão do Aluno, sendo cada versão composta por seis exemplares).
Realizamos juntamente com os cursistas a Atividade da Unidade 1 do Guia Geral e fizemos também a leitura sobre o Sistema de Avaliação do Professor Cursista, vale ressaltar que nesse encontro compareceram 12 professores da Rede Pública Municipal.
Após a divisão de grupos e apresentação dos trabalhos, agendamos mais três encontros presenciais com os cursistas, ficando estabelecido que os próximos encontros seriam realizados nos dias: 21/08, 04/09 e 18/10 do corrente ano, e o material a ser estudado o TP3, Unidade 9 e 10 com a temática: Gêneros Textuais.
RELATÓRIO 2
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 5: UNIDADE 10 TP3 – 4 HS
Trabalhando com Gêneros Textuais
O 1º encontro presencial do Gestar II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará, realizou-se no Centro de Treinamento Professor José Holanda no município de Ipaumirim-Ceará, no dia 21 de agosto das 7:30 às 11:30 horas.
Iniciamos com algumas orientações e esclarecimentos a respeito da Lição de casa do TP3, pois, apesar da realização dessas atividades pelos cursistas, houve “falhas” na execução das atividades dói avançando na prática e também no relato da lição de casa, isto ficou constatado através de algumas dúvidas apresentadas pelos cursistas.
Em seguida, fizemos a discussão sobre o material lido e a correção das atividades propostas no TP3 das unidades 9 e 10, referentes aos gêneros textuais e os tipos de narração, descrição, com o qual constatamos que ainda havia dúvidas no momento de destacarmos características próprias de cada texto.
Na segunda parte os cursistas comentaram sobre as experiências ligadas com os alunos do Avançando na prática. Conforme seus relatos foram trabalhados textos para descrição de um objeto de grande valor pessoa, após o jogo da descrição, textos narrativos.
Na terceira parte foram formados grupos para o estudo da crônica: A outra Senhora, em seguida houve a socialização dos trabalhos realizados e, os cursistas avaliaram a oficina como bastante proveitosa, uma vez que, as dúvidas haviam sido esclarecidas e houve um melhor entendimento sobre o estudo dos gêneros textuais.
Por fim, confirmamos o próximo encontro que aconteceria no dia 04 de setembro, como já estava previamente agendado.
RELATÓRIO 3
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 6: UNIDADE 12 TP3 – 4 HS
COMPOSIÇÃO: “O SALÁRIO MÍNIMO”
O 2º encontro presencial do Gestar II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará, também foi realizado no Centro de Treinamento Professor José Holanda, no dia 04/09/2009, com duração de quatro horas, tendo início às 7:30 e sendo finalizado às 11:30 horas e contou com a participação dos professores das Escolas Públicas Municipais, conforme descrição abaixo: E.E.F. Dr Jarismar Gonçalves Melo (Sede); E.E.F Fcº Melo e Silva (Distrito de Canaúna); E.E.F José Alves de Oliveira (Sede) e, E.E.F. Vicente Felizardo Vieira (Distrito Felizardo).
Ao iniciar nossos trabalhos, agradecemos a Deus por mais um momento da nossa vida, fizemos uma reflexão sobre o texto: A trajetória humana na terra, conforme texto anexado.
Para início da discussão, indagamos sobre as observações feitas pelos cursistas sobre as leituras por eles realizadas, e, nos seus relatos, os mesmos deixaram claro que embora na unidade 11, tais quais: descrição, narração, os tipos injutivos e preditivo, dissertativo são trabalhados a todo o momento oralmente, em sala de aula, a escrita não é bastante desenvolvida, uma vez que, os alunos apresentam grandes dificuldades na escrita e, somente após conhecer esse material do gestar II é que eles se deram conta do trabalho que já realizavam e que tipos textuais estão presentes no nosso dia-a-dia.
Após as exposições dos cursistas sobre suas observações das leituras realizadas, foram formados grupos com esses professores para a realização da atividade referente à intertextualidade entre gêneros textuais apresentam de cumprirem determinado objetivo sociocomunicativo dependendo do contexto no qual é empregado como podemos observar um trecho bíblico e um texto publicitário, a seguinte frase: “Do pó vieste e ao pó voltarás”.
Nos relatos de suas experiências com o avançando na prática, falaram da motivação dos alunos em participar, da interação aluno-professor, professor-aluno, os estímulo da criatividade.
Dando continuidade aos nossos trabalhos reutilizamos as atividades 5 da unidade 11 e a atividade 4 da unidade 12. Essas atividades nos trouxeram a reflexão das práticas desenvolvidas pelos professores universitários no que se refere à leitura e resumo das obras de alguns escritores entre eles, Graciliano Ramos e José de Alencar.
Em seguida, questionamos o trabalho com o texto composição: O salário mínimo, e agendamos o próximo encontro para o dia 18 de setembro, tendo como estudo as unidades 13 e 14 do TP4 sobre letramento.
Foi lançada a pergunta proposta no final da oficina: somos todos letrados nesta sala? Ou vivemos em país letrado?
Concluímos nesta data o TP3, sendo realizados dois encontros presenciais com a realização de oficinas com oito horas de estudo.
RELATÓRIO 4
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 7 – TP4 UNIDADE 14
“Letramento”
O 3º encontro presencial do Gestar II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará, com realização no dia 18 de setembro de 2009, aconteceu no Centro de Treinamento professor José Holanda, contando com a presença da Coordenadora Municipal do Gestar II Vera Lúcia Quinteiro Olímpio, a formadora Veridiana Jorge S. Albuquerque e os cursistas das Escolas Publicas municipal da nossa comuna, conforme folha de freqüência em anexo.
Iniciamos os trabalhos com a dinâmica Viagem de ônibus, com o objetivo de mostrar a importância de cada um dentro do grupo. Ao encerrar a dinâmica fizemos uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe, em seguida, fizemos nossas reflexões e apresentações de dificuldades encontradas nas atividades propostas no TP4, unidades 13 e 14.
As reflexões sobre as práticas de leitura e escrita com base na atividade 1, seção 1 “O letramento”, nos fez perceber que ao escrever, não nos preocupamos com a quantidade de palavras, o tempo que gastamos entre outros, com isso, percebemos que nossas práticas de leitura escrita no cotidiano, geralmente, são baseadas em experiências anteriores em que utilizamos a escrita, variando a forma de acordo com a função que os diferentes textos exercem.
Após as correções das atividades, pedimos a cada cursista que escrevesse duas palavras que fossem significativas para eles, depois foram formados dois grupos para criar textos com palavras por eles escolhidas. Ambos ficaram bastante apreensivos para iniciar o texto, demonstrando assim as dúvidas sobre o que e como escrever; que tipo de texto; que gênero utilizar, etc. Mas, depois de definido o tipo textual e realizarem a organização da informação na escrita, produziram os textos intitulados: “Receita para uma boa educação e “Cuide bem da natureza”.
Ainda com base nas atividades propostas, refletimos sobre o uso social e funções da escrita no nosso dia-a-dia dependendo do ambiente em que estamos inseridos, ou seja, casa, escola, comércio, etc., percebemos que o conhecimento prévio do aluno sobre determinado assunto facilita o processo leitura-escrita.
Os cursistas mais uma vez fizeram a avaliação da oficina com adjetivos como: proveitosa, novas conhecimentos adquiridos, excelente.
Definimos como data para o próximo encontro, o dia 02 de outubro de 2009 e para estudo as unidades 15 e 16 do TP4.
RELATÓRIO 4
GESTAR II – Língua Portuguesa – Ipaumirim-Ceará
Formadora – Veridiana Jorge S. Albuquerque
OFICINA 8 TP4 – UNIDADE 16
A produção textual – crenças, teorias e fazeres
Após vários empecilhos, finalmente, no dia 23 de outubro de 2009, pudemos realizar o nosso quarto encontro presencial do Gestar II, Língua Portuguesa, no Centro de Treinamento professor José Holanda, no município de Ipaumirim-Ceará, das 7:30 às 11:30 horas.
Com a presença dos professores cursistas, desenvolvemos nosso estudo da TP4, as últimas unidades e seções para assim, fecharmos mais uma teoria e prática, tendo como objetivo, desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. A principio, dedicamos a primeira parte do encontro às observações e dúvidas dos professores sobre os temas e as atividades desenvolvidas nas unidades 15 e 16, procurando assim, esclarecer nossas dúvidas acerca dos assuntos abordados, numa interação de grupo proporcionando melhores conhecimentos a todos. Logo em seguida, partimos para a exploração do Avançando na Prática, ou seja, a lição de casa, onde todos fizeram seus respectivos relatos e entrega dos relatórios.
Dando sequência, discutimos sobre a diversidade cultural e diferentes modos de ser e agir sobre o mundo, com base na parte II da oficina. Desenvolvemos uma atividade em que os professores cursistas, divididos em grupo, examinaram as imagens e produziram textos sobre a profissão de cada criança. Os mesmos sentiram facilidade ao expressar suas idéias oralmente, mas no momento da escrita, surgiram dúvidas por onde começar, mas logo, superaram a dúvida e o desenvolvimento e conclusão dos trabalhos foram de grande valia para enriquecer nossas práticas pedagógicas.
Como fechamento, fizemos nossa avaliação e também o levantamento dos temas da TP5 das unidades 17 e 18 para o próximo encontro, visando aos cursistas, uma melhor compreensão durante o estudo individual.
Relatório 5
GESTAR II - TP5 -
Unidades 17 e 18
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenadora Municipal: Vera Lúcia Quinteiro Olímpio
Formadora: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
Estado: Ceará
Período de Formação: 13 e 20.11.2009
Nos dias 13 e 20 de novembro de 2009, nos reunimos na Secretaria Municipal de Educação, para mais um encontro presencial e realização de mais uma oficina. Cada encontro teve duração de quatro horas. Na oportunidade ampliamos nossos conhecimentos a cerca da seguinte temática: Estilo, Coerência e Coesão abordada no TP5. Nesses encontros realizamos Dinâmicas; Leitura e Reflexão dos textos contidos no material; Relato das experiências dos cursistas em sala de aula; Apresentação de slides; Exibição de vídeos. Ao concluir cada estudo podemos observar que ao aperfeiçoar nossos conhecimentos, as práticas em sala de aula torna as aulas atrativas e prazerosas despertando no educando o interesse em participar das aulas. Esperamos que esta formação seja contínua e que os docentes aproveitem em suas práticas diárias o material adquirido. Ipaumirim-CE, 16 de fevereiro de 2010
RELATÓRIO 6
GESTAR II - TP 6
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenadora Municipal: Vera Lúcia Quinteiro Olímpio
Formadora: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
Estado: Ceará
Concluindo o curso de Formação Continuada GESTAR II, foi realizado o último encontro presencial na Secretaria de Educação Municipal, com duração de oito horas. Mediante debates e discussões sobre as leituras feitas pelos cursistas dos assuntos constantes no TP6, bem como apresentação de slides, vídeos e leituras compartilhadas é que finalizamos o nosso estudo. Os cursistas, na oportunidade falaram sobre os projetos por eles desenvolvidos. Ficou combinado um dia com data a ser marcada para a entrega dos projetos. Neste encontro tivemos a oportunidade de avaliar esse curso de Formação e perceber a relevância do mesmo como complemento dos ensinamentos em sala de aula não apenas enquanto participantes do curso, mas sempre que possível aplicá-lo em sala de aula. Foi com grande satisfação que todos os cursistas permaneceram até o final.
GESTAR II - TP 6
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenadora Municipal: Vera Lúcia Quinteiro Olímpio
Formadora: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
Estado: Ceará
Concluindo o curso de Formação Continuada GESTAR II, foi realizado o último encontro presencial na Secretaria de Educação Municipal, com duração de oito horas. Mediante debates e discussões sobre as leituras feitas pelos cursistas dos assuntos constantes no TP6, bem como apresentação de slides, vídeos e leituras compartilhadas é que finalizamos o nosso estudo. Os cursistas, na oportunidade falaram sobre os projetos por eles desenvolvidos. Ficou combinado um dia com data a ser marcada para a entrega dos projetos. Neste encontro tivemos a oportunidade de avaliar esse curso de Formação e perceber a relevância do mesmo como complemento dos ensinamentos em sala de aula não apenas enquanto participantes do curso, mas sempre que possível aplicá-lo em sala de aula. Foi com grande satisfação que todos os cursistas permaneceram até o final.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque
CRONOGRAMA: 04.12
IDENTIFICAÇÃO: TP 1 UNIDADES 1, 2, 3 e 4
OBJETIVOS
Unidade 1 – Variantes lingüísticas: dialetos e registros
· Relacionar língua e cultura;
· Identificar os principais dialetos do Português;
· Identificar os principais registros do Português.
Unidade 2 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos
· Caracterizar a norma culta;
· Caracterizar a linguagem literária;
· Caracterizar a língua oral e a língua escrita.
Unidade 3 – O texto como centro das experiências no ensino da língua
· Conceituar texto;
· Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
· Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
Unidade 4 – A intertextualidade
· Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
· Identificar os vários tipos de intertextualidade;
· Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.
PROCEDIMENTOS
7º Encontro
· Apresentação do vídeo sapateado;
· Explanação sobre Linguagem e cultura enfatizando os elementos essências na comunicação;
· Correção das atividades propostas
· Leitura e debates do texto: “ Retrato de Velho”.
· Exploração do Avançando na Prática
· Explanação sobre os relatórios e entrega dos mesmos
· Atividades em grupo das atividades propostas;
· Explanação das unidades estudadas pelos cursistas;
· Atividade do TP 1 seção 2 pág. 21-22
· Apresentação de cartazes com os vários tipos de intertextualidade: Paráfrase, resumos, adaptações traduções e paródia;
· Resumo da história o “Patinho Feio” e comentários sobre a paráfrase.
LEITURA COMPARTILHADA
· Iniciando Nossa Conversa – TP 01, p. 13;
· Retrato de Velho;
· Ciúme;
· “Avançando na prática”: Palavra, TP 1, p. 23
· “Resumindo” – p. 27.
· Conta de novo a história da noite em que eu nasci;
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Texto base para dinâmica, pincéis piloto, papel sulfite, cartolina.
SLIDES - POWERPOINT
Vídeo sapateado
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque
CRONOGRAMA: 04.12
IDENTIFICAÇÃO: TP 1 UNIDADES 1, 2, 3 e 4
OBJETIVOS
Unidade 1 – Variantes lingüísticas: dialetos e registros
· Relacionar língua e cultura;
· Identificar os principais dialetos do Português;
· Identificar os principais registros do Português.
Unidade 2 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos
· Caracterizar a norma culta;
· Caracterizar a linguagem literária;
· Caracterizar a língua oral e a língua escrita.
Unidade 3 – O texto como centro das experiências no ensino da língua
· Conceituar texto;
· Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
· Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
Unidade 4 – A intertextualidade
· Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
· Identificar os vários tipos de intertextualidade;
· Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.
PROCEDIMENTOS
7º Encontro
· Apresentação do vídeo sapateado;
· Explanação sobre Linguagem e cultura enfatizando os elementos essências na comunicação;
· Correção das atividades propostas
· Leitura e debates do texto: “ Retrato de Velho”.
· Exploração do Avançando na Prática
· Explanação sobre os relatórios e entrega dos mesmos
· Atividades em grupo das atividades propostas;
· Explanação das unidades estudadas pelos cursistas;
· Atividade do TP 1 seção 2 pág. 21-22
· Apresentação de cartazes com os vários tipos de intertextualidade: Paráfrase, resumos, adaptações traduções e paródia;
· Resumo da história o “Patinho Feio” e comentários sobre a paráfrase.
LEITURA COMPARTILHADA
· Iniciando Nossa Conversa – TP 01, p. 13;
· Retrato de Velho;
· Ciúme;
· “Avançando na prática”: Palavra, TP 1, p. 23
· “Resumindo” – p. 27.
· Conta de novo a história da noite em que eu nasci;
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Texto base para dinâmica, pincéis piloto, papel sulfite, cartolina.
SLIDES - POWERPOINT
Vídeo sapateado
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque
CRONOGRAMA: 13 e 20.11.2009
IDENTIFICAÇÃO: TP 5
UNIDADES 17,18,19 e 20
OBJETIVOS
Unidade 17: Estilística
· Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
· Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
· Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Unidade 18: Coerência textual
· Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
· Verificar como se constrói a coerência nos textos;
· Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Unidade 19: Coesão textual
· Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
· Analisar mecanismos de coesão referencial;
· Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Unidade 20: Relações lógicas no texto
· Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
· Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
· Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
PROCEDIMENTOS
5º Encontro
· Dinâmica do pirulito (trabalhar o espírito solidário)
· Leitura e reflexão sobre o texto: O valor da Pontuação.
· Socialização e reflexão das leituras realizadas pelos cursistas dos textos estudados.
· Relato das experiências dos cursistas com seus alunos com o Avançando na Prática.
· Formação de grupos para discussão sobre coerência textual e realização das atividades propostas
· Avaliação oral da oficina pelos cursistas.
· Planejamento para o próximo encontro.
6º Encontro
· Discussão sobre as leituras da Unidade 18,19 e 20 sobre estilo, coesão e coerência textual.
· Formação de grupos para a realização de atividade referente a construção da coerência textual.
· Realização das atividades , da unidade 18- seções 1, 2 e 3.
· Discussão sobre significados implícitas e explícitas.
LEITURA COMPARTILHADA
Cada um é cada um;
Trem de ferro;
Ampliando nossas referências;
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Cola, tesoura, data-show, DVD, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
As 10 coisas que Deus não vai te perguntar.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge S. Albuquerque
CRONOGRAMA: 13 e 20.11.2009
IDENTIFICAÇÃO: TP 5
UNIDADES 17,18,19 e 20
OBJETIVOS
Unidade 17: Estilística
· Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
· Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
· Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Unidade 18: Coerência textual
· Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
· Verificar como se constrói a coerência nos textos;
· Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Unidade 19: Coesão textual
· Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
· Analisar mecanismos de coesão referencial;
· Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Unidade 20: Relações lógicas no texto
· Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
· Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
· Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
PROCEDIMENTOS
5º Encontro
· Dinâmica do pirulito (trabalhar o espírito solidário)
· Leitura e reflexão sobre o texto: O valor da Pontuação.
· Socialização e reflexão das leituras realizadas pelos cursistas dos textos estudados.
· Relato das experiências dos cursistas com seus alunos com o Avançando na Prática.
· Formação de grupos para discussão sobre coerência textual e realização das atividades propostas
· Avaliação oral da oficina pelos cursistas.
· Planejamento para o próximo encontro.
6º Encontro
· Discussão sobre as leituras da Unidade 18,19 e 20 sobre estilo, coesão e coerência textual.
· Formação de grupos para a realização de atividade referente a construção da coerência textual.
· Realização das atividades , da unidade 18- seções 1, 2 e 3.
· Discussão sobre significados implícitas e explícitas.
LEITURA COMPARTILHADA
Cada um é cada um;
Trem de ferro;
Ampliando nossas referências;
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Cola, tesoura, data-show, DVD, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
As 10 coisas que Deus não vai te perguntar.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos
Planejamento
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
FORMADORA: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
CRONOGRAMA: Dias 18/09 e 23/10/2009
IDENTIFICAÇÃO:
TP 4 -UNIDADES 13, 14, 15, 16
OBJETIVOS
Unidade 13
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Unidade 14
Reconhecer texto e o leitor como criadores de significado;
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.
Unidade 15
Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
Unidade 16
Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
PROCEDIMENTOS
Apresentação da música (DVD) “Cotidiano” – Chico Buarque.
· Leitura e análise do texto “Circuito Fechado”, p. 17.
· Leitura do Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Explanação sobre letramento e alfabetização (uso do quadro-negro).
Atividade: A partir da Aula 2 do AAA 4, p. 17:
· “Imagens do dia-a-dia”: Produção textual (uso de palavras ou recorte de imagens – linguagem verbal e linguagem não-verbal).
Exibição de trecho do filme “As três ecologias” – Leonardo Boff (Ecologia Social)
Conversa sobre o vídeo e comentários acerca das relações sociais que são refletidas no cotidiano escolar.
· Leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20. (TP4)
· Explanação sobre a “Produção da escrita na escola”.
· Destacar – os pontos abordados no “Resumindo”, p.31 e do “Lembrete”, p.34.
· Atividade 9 da TP 4: p. 35-39.
· Leitura e reflexão do trecho p. 84
Atividade: A partir da Aula 1 do AAA 4, p. 111:
· “Mitos da escrita: dom ou trabalho?”: investigar as crenças e teorias pessoais a respeito do processo de escrita. (Mencionar o livro Técnica de Redação – Lucília Garcez)
· Leitura dos textos: “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118; “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127. Breve comentário sobre a temática abordada e a relação entre os textos.
· Comentários do trecho na p. 121 – abordar o processo de estruturação do texto, p. 128.
Atividade 7 e 8 da TP 4: p. 128 a 130.
· Relação entre o processo leitura e escrita: provocação - “Por que meu aluno não lê?”
· Leitura compartilhada do texto Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4)
· Slides – conceito de leitura. Debate com base no material apresentado.
LEITURA COMPARTILHADA
· “Circuito Fechado”, p. 17;
· Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20; (TP4)
· “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118;
· “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127;
· Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4);
·
MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS
Aparelho de som, data-show ou retroprojetor, tela para projeção.
SLIDES - POWERPOINT
Conceito de leitura.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos:
· “As três ecologias” – Leonardo Boff;
Músicas:
“Cotidiano” – Chico Buarque;
Palavras ao vento” – Cássia Eller;
“Palavras” – Titãs;
PLANEJAMENTOS
FORMADORA: Veridiana Jorge Santana Albuquerque
CRONOGRAMA: Dias 18/09 e 23/10/2009
IDENTIFICAÇÃO:
TP 4 -UNIDADES 13, 14, 15, 16
OBJETIVOS
Unidade 13
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Unidade 14
Reconhecer texto e o leitor como criadores de significado;
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.
Unidade 15
Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
Unidade 16
Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
PROCEDIMENTOS
Apresentação da música (DVD) “Cotidiano” – Chico Buarque.
· Leitura e análise do texto “Circuito Fechado”, p. 17.
· Leitura do Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Explanação sobre letramento e alfabetização (uso do quadro-negro).
Atividade: A partir da Aula 2 do AAA 4, p. 17:
· “Imagens do dia-a-dia”: Produção textual (uso de palavras ou recorte de imagens – linguagem verbal e linguagem não-verbal).
Exibição de trecho do filme “As três ecologias” – Leonardo Boff (Ecologia Social)
Conversa sobre o vídeo e comentários acerca das relações sociais que são refletidas no cotidiano escolar.
· Leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20. (TP4)
· Explanação sobre a “Produção da escrita na escola”.
· Destacar – os pontos abordados no “Resumindo”, p.31 e do “Lembrete”, p.34.
· Atividade 9 da TP 4: p. 35-39.
· Leitura e reflexão do trecho p. 84
Atividade: A partir da Aula 1 do AAA 4, p. 111:
· “Mitos da escrita: dom ou trabalho?”: investigar as crenças e teorias pessoais a respeito do processo de escrita. (Mencionar o livro Técnica de Redação – Lucília Garcez)
· Leitura dos textos: “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118; “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127. Breve comentário sobre a temática abordada e a relação entre os textos.
· Comentários do trecho na p. 121 – abordar o processo de estruturação do texto, p. 128.
Atividade 7 e 8 da TP 4: p. 128 a 130.
· Relação entre o processo leitura e escrita: provocação - “Por que meu aluno não lê?”
· Leitura compartilhada do texto Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4)
· Slides – conceito de leitura. Debate com base no material apresentado.
LEITURA COMPARTILHADA
· “Circuito Fechado”, p. 17;
· Iniciando Nossa Conversa – TP 04, p. 13;
· Depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire, p 18, 19 e 20; (TP4)
· “Admirável mundo louco” – Ruth Rocha – p. 118;
· “Supermercados, as catedrais do Consumo”, p. 127;
· Por que meu aluno não lê? – p. 147. (TP4);
·
MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS
Aparelho de som, data-show ou retroprojetor, tela para projeção.
SLIDES - POWERPOINT
Conceito de leitura.
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos:
· “As três ecologias” – Leonardo Boff;
Músicas:
“Cotidiano” – Chico Buarque;
Palavras ao vento” – Cássia Eller;
“Palavras” – Titãs;
Assinar:
Postagens (Atom)